quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Olha só, que cara estranho que chegou
Parece não achar lugar
No corpo em que Deus lhe encarnou
Tropeça a cada quarteirão
Não mede a força que já tem
Exibe à frente o coração
Que não divide com ninguém
Tem tudo sempre às suas mãos
Mas leva a cruz um pouco além
Talhando feito um artesão
A imagem de um rapaz de bem"

Tenho medo, confesso, tenho medo. Vejo o quanto sou pequena, aquela que mal sabe andar sozinha, e engatinhando com dificuldade nem sempre consegue ficar em pé. "Quem é mais sentimental do que eu..." haja manteiga para derreter e encobrir esse coração que adormeceu. Menina, tem que crescer, se colocar no seu lugar, respirar, aprender... dar o braço a torcer.


"Olha ali quem tá pedindo aprovação
Não sabe nem pra onde ir
Se alguém não aponta a direção
Periga nunca se encontrar
Será que ele vai perceber
Que foge sempre do lugar
Deixando o ódio se esconder
Talvez se nunca mais tentar
Viver o cara da TV
Que vence a briga sem suar
E ganha aplausos sem querer"


Me visto as vezes de super herói, de aço, impenetrável, forte, sagaz.... Mas que bela fantasia, não?! Pra assumir que é tão frágil quanto os outros, que é totalmente destrutivel e sucetível aos erros e falhas humanas. Bandeira branca, hasteada bem alto. Trégua! Cansei, errei, falhei, não é fácil...nunca é fácil.


"Faz parte desse jogo
Dizer ao mundo todo
Que só conhece o seu quinhão ruim
É simples desse jeito
Quando se encolhe o peito
E finge não haver competição
É a solução de quem não quer
Perder aquilo que já tem
E fecha a mão pro que há de vir"


E ela abaixa a cabeça, ouve com cuidado, sente dor... Ela nunca teve razão, só ta crescendo, crescendo e as vezes corre, corre, corre, corre tanto, tropeça e cai. Mas se levanta, sorri encabulada, tira o cabelo da frente, limpa as vestes, suspira. Olha pra cima, agradece a Deus este que a acompanha de perto e cuida da teimosa, e volta escrever sua história, anda devagar sorrindo mais leve, pronta pro que há de vir...

Pra um próximo post.
"Moça, olha só o que eu te escrevi
É preciso força pra sonhar e perceber
Que a estrada vai além do que se vê"
Marcelo Camelo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"A verdade não se oculta, nem é clara. Para a verdade é preciso sensibilidade. Ela está no poema, no riso da criança e na ternura do olhar."
Ricardo Gondin



Se existe algo que eu preze mais do que qualquer outra característica é a sinceridade. É preciso coragem o bastante para ser direto com a verdade, é preciso amor o bastante para despir sempre as máscaras que tentam prevalecer, é preciso mais do que tudo paciência para entender que nem sempre as pessoas preferem ouvir a verdade.


"Deixar de ouvir não é o suficiente para deter uma voz."
Anônimo



Não há armas contra a verdade, nada que possa impedi - lá de vir a tona. Uma hora ela vem, sempre vem. Doído ou não sempre opto pelo sincero, confesso assustar, surpreender, chocar, irritar e as mais diferentes reações já causei por ser assim, direta, sincera e muitas vezes óbvia. De qualquer forma, prefiro ser assim, demonstra o meu apreço real por quem consigo ser assim, significa que me sinto a vontade o bastante para ser apenas eu, e preocupada o bastante para querer o seu melhor. Há ainda quem diga que sou complicada, talvez mais do que as outras pessoas eu diria, afinal é difícil ser sincero, não incomodar, conseguir agradar, não se confundir e ainda fugir de armadilhas.


"Eu acho tão bonito isso, de ser abstrato baby... A beleza é mesmo tão fulgaz..."
Lulu Santos


Ainda assim não vejo algo errado em ser complicadamente verdadeira, sou real, sou isso, e me entrego assim totalmente para todos que confio. Aos meus amigos, obrigada, aprenderam a me ler sem muitos esforços e no final não conseguiria ser assim se não fosse por eles, afinal, do que valeria a verdade se não fosse para melhorar as coisas, para cumprir com a lealdade de tudo?!
Tento por vezes vigorar do abstracionismo, do mistério, do que pode surpreender.... isso transforma, é belo, mexe com as borboletas em nós ilusoriamente implantadas. Claro, desde que isso não passe pra enganação, enrolação, inutilidades...


"Você não pode me estranhar, só porque eu falei a verdade. Pior seria te iludir o tempo todo, não vejo vantagem não..." Lulu Santos


Ousado agir com a verdade? Talvez mais do que ousado, perigoso... Eu ainda preciso aprender a passá-la com menores rodeios e detalhes... Ainda preciso saber usá-la... Quem sabe melhor subentende-la (se é que existe essa palavra rs!).



"Porque eu sou sincero, Baby eu sou, SINCERO..."
Lulu Santos

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Liberdade.



Ela dança, gira, passa, para!.. 1..2..3.. volta pra lá, pra cá, pirueta... Ela dança como se nada a preocupa-se, ela gira, abre os braços, ela sorri...Ela dança como se nenhum obstaculo a pudesse impedir, ela corre, se joga, arrisca passes mais ousados...Ela dança como se aquele momento fosse se eternizar, ela tem medo, ela gira, solta os braços e espera alguem carregar... Sim, ela dança!
Conflitante falar do que liberta, pode ser tantas coisas, de tantas maneiras e todas nos fazem acomodar o bastante para deixarem de ser algo que liberta para algo que o aprisiona. Sim, aprisiona, tantas coisas que nos parecem liberdade são algemas da rotina, uma falsa bolha de liberdade, monta-se é barreiras contras as possiveis mudanças, faz o novo incomodar, e o desconhecido assustar, e o diferente constragir....




Então como agir? Hoje, só sei que são fatos, de algo especial, sorrir.
O que liberta? . . .




"Perceber aquilo que se tem de bom no viver é um dom
Daqui não
Eu vivo a vida na ilusão
Entre o chão e os ares
Vou sonhando em outros ares, vou
Fingindo ser o que eu já sou
Fingindo ser o que já sou
Mesmo sem me libertar eu vou
É Deus, parece que vai ser nós dois até o final
Eu vou ver o jogo se realizar de um lugar seguro
De que vale ser aqui
De que vale ser aqui
Onde a vida é de sonhar?

Liberdade."


Marcelo Camelo